PERSONAGENS

Conheça os contos clássicos originais dos habitantes de Gargarria

PERSONAGENS

Conheça os contos clássicos originais dos habitantes de Gargarria

Rapunzel

A história que vamos ler a seguir é um dos clássicos da literatura para a infância. Ela era contada nas classes populares e foi recolhida e publicada em livro, na Alemanha, pelos famosos Irmãos Grimm, entre os anos de 1812 e 1815. Ela se difere bastante das versões modernas, em especial, da versão “Enrolados” dos Estúdios Disney. Oportunizamos a todos da família a leitura dessa versão que é considerada a mais próxima do original em alemão.

Alice no país das Maravilhas

“Alice no País das Maravilhas" é uma história imaginada e escrita por Lewis Carroll e publicada em 1865. O livro segue as aventuras de uma menina chamada Alice, que acidentalmente cai em um buraco de coelho e entra em um mundo mágico e surreal chamado País das Maravilhas. A obra original é extensa e cheia de lindos detalhes. Aqui apresentamos a história bem resumida e convidamos o leitor a buscar a versão integral para leitura e deleite.

Chapeuzinho Vermelho

Chapeuzinho Vermelho talvez seja uma das histórias mais conhecidas em todo o mundo. Existem inúmeras versões desse conto, no entanto, resgatamos para o conhecimento de todos a versão dos famosos Irmãos Grimm. Novamente uma daquelas histórias contadas nas classes populares da Alemanha, entre os anos de 1812 e 1815 e, posteriormente, publicadas em livro. Conheça essa importante versão que deu origem a tantas outras escritas no nosso tempo.

Pinóquio

O livro "As Aventuras de Pinóquio" tornou-se uma obra de destaque na literatura infantil italiana e, ao longo dos anos, conquistou popularidade mundial. Foi publicado pela primeira vez em formato de capítulos e depois virou livro completo no ano de 1883 pelo escritor Carlo Collodi. A história foi influenciada pelas fábulas e contos de fadas, mas também carrega elementos característicos da cultura e sociedade italianas da época. Difere-se bastante da versão dos Estúdios Disney. Por se tratar de uma obra extensa, segue os principais momentos do livro.

A princesa e o sapo

Essa narrativa faz parte da famosa coletânea de contos clássicos recolhidos na Alemanha pelos Irmãos Grimm, entre os idos de 1812 e 1815. Na verdade, o nome oficial dessa história é “O Rei Sapo ou Henrique de Ferro”. Escolhemos o nome “A princesa e o sapo” porque foi dessa maneira que a história se popularizou, em especial, depois de ser levada às telas de cinema pelos Estúdios Disney. Que tal conhecermos a versão oficial?

João e o pé de feijão

João e o pé de feijão é um conto inglês que, assim como muitas outras histórias tradicionais contadas nas classes populares, foi publicada anos depois em livro. A versão mais antiga e difundida é datada de 1890 e foi escrita pelo britânico Joseph Jacobs. Mais um conto clássico para ler com toda a família.

Cinderela

Cinderela ou A Gata Borralheira é uma das histórias clássicas que também possui diversas variantes. A mais conhecida, no entanto, é do francês Charles Perrault, publicada em 1697. Entre 1812 e 1815, também os Irmãos Grimm, na Alemanha, ouviram e publicaram a histórias já com outras variações. Segue a versão que é a tradução da história original de 1697.

Bruxa: João e Maria

Os contos de fadas estão recheados de bruxas. Esta bruxa em questão faz parte de um clássico que foi publicado originalmente pelos Irmãos Grimm com o nome Hansel e Gretel, nomes muito comuns na Alemanha. Também é daquelas histórias contadas nas classes populares que foram recolhidas entre os anos de 1812 e 1815. Segue, para toda a família, essa versão recontada de forma muito parecida com os relatos escutados pelos autores.

Branca de Neve

Branca de Neve e os sete anões também é uma daquelas histórias contadas nas classes populares que os Irmãos Grimm ouviram e registraram em livro na Alemanha entre os anos de 1812 e 1815. Do mesmo modo que os outros clássicos contos de fadas, se difere das versões da televisão, do cinema e de alguns livros porque foi escrita em época bastante diversa dos dias atuais. Segue, para toda a família, essa versão recontada de forma muito parecida com os relatos escutados pelos autores.

Soldadinho de Chumbo

O Soldadinho de Chumbo foi escrito na Dinamarca por Hans Christian Andersen. Diferentemente do que aconteceu com os Irmãos Grimm, que recolheram contos populares, as histórias de Andersen foram criadas e escritas por ele, ou seja, ele não registrou o que ouviu, mas inventou suas próprias narrativas. Um de seus 156 contos é o que vamos ler a seguir.

Os três porquinhos

Os Três Porquinhos também é um dos contos recolhidos da tradição oral e pode ser considerado o correspondente britânico dos contos de Grimm. Não foi encontrado em outros lugares do mundo, a não ser na Inglaterra e suas colônias. Foi publicado em inglês, no ano de 1890. A versão original é bem diferente da realizada por Walt Disney, vamos conhecer?

O patinho feio

Estamos diante de uma das histórias mais importantes da Literatura para a Infância. O Patinho Feio foi escrito na Dinamarca por Hans Christian Andersen no ano de 1843. Como o autor teve uma vida bastante sofrida, costuma-se dizer que esse conto é uma espécie de autobiografia, ou seja, inspirado livremente na vida do escritor. Leia a história na sua versão original e surpreenda-se com a beleza dos detalhes.